Toda pessoa é capaz de aprender sobre qualquer assunto, desde que encontre as ferramentas adequadas. Na infância, por exemplo, a leitura pode ser uma divertida porta de entrada para novos conhecimentos. É por isso que hoje vamos dar dicas de livros sobre educação financeira para crianças. Afinal, nunca é cedo demais para tratar desse tema tão importante.

Importância da educação financeira na infância

Os pequenos devem aprender o quanto antes a se planejar. Essa habilidade ficará com eles pela vida toda.

Não se trata apenas de guardar dinheiro no cofrinho. Claro que, ao juntar moedas, a criança acaba conseguindo grana para realizar seus sonhos materiais. Mas a questão vai além disso.

Educação financeira na infância estimula o senso de organização. A criançada aprende o valor das coisas, então passa a poupar recursos para sempre ter o que precisa.

Essa também é uma ótima oportunidade de incentivar a autonomia dos mais jovens. Isso porque, quando a criança detém o poder de compra, ela tem de arcar com as próprias decisões

Gastar toda a mesada em bombons significa que não sobrará dinheiro para comprar um game novo, né? Ou seja: aos poucos os pequenos e pequenas vão desenvolvendo noções de consumo consciente, mesmo que restritas a um ambiente lúdico.

Dica: Jogos Cooperativos | Infantil

Livros de educação financeira para crianças

Que tal preparar desde agora seus filhos para serem adultos responsáveis, organizados e com as contas em dia? As obras abaixo vão ajudar. São livros que falam de educação financeira numa linguagem apropriada para diferentes faixas etárias. Acompanhe!

1. O pé de meia mágico

Autor: Álvaro Modernell

Ilustradora: Cibele Santos

Editora: Fundamentos

Essa é uma opção para os pequeninos. Em apenas 20 páginas, conhecemos a rotina de dois irmãos que são muito amigos, mas têm atitudes distintas em relação a tudo.

A narrativa traça um paralelo entre os personagens para mostrar como é vantajoso preservar brinquedos e roupas. Além disso, sugere às crianças guardar um pouquinho da mesada para realizar objetivos no futuro.

Álvaro Modernell também é autor de outra obra do gênero: Zequinha e a Porquinha Poupança. Vale a pena conferir.

2. Como se fosse dinheiro

Autora: Ruth Rocha

Ilustradora: Mariana Massarani

Editora: Salamandra

Que Ruth Rocha é uma das escritoras infantis mais prestigiadas do Brasil, disso ninguém tem dúvida. E é com seu estilo único de contar histórias que ela nos apresenta o Catapimba.

O garoto sempre recebia balas e chicletes de troco na cantina da escola, pois eram “como se fosse dinheiro”. Sendo assim, ele resolve pagar os próximos lanches de um jeito bastante inusitado – para o desconforto de Seu Lucas, proprietário do negócio.

O livro traz uma reflexão sobre o valor real das moedas, mas que acaba levantando questões sobre honestidade e esperteza.

3. Dinheiro compra tudo? – Educação financeira para crianças

Autora: Cássia D’Aquino

Ilustradores: Caio Cradoso, Tatiana Paiva e Thiago Cruz

Editora: Moderna

Da mesma autora de Como falar de dinheiro com seu filho. Neste livro, a educadora financeira Cássia D’Aquino explica curiosidades sobre o universo monetário: onde é fabricado o dinheiro? Qual é a maior cédula do mundo? Grana compra felicidade?

As respostas vêm junto com piadas, truques de mágica, jogos e até receitas culinárias. É uma maneira superdivertida de conhecer os primeiros passos do planejamento financeiro e aprender conceitos como “lucro” e “desperdício”. Publicação voltada para crianças a partir de 8 anos.

4. Almanaque Maluquinho: Pra que dinheiro? 

Autor e Ilustrador: Ziraldo

Editora: Globinho

Essa HQ reúne sete aventuras do Menino Maluquinho e de sua turma. Como o pessoal vem encontrando dificuldades para administrar as despesas, o desafio de todos é aprender a poupar.

O almanaque revela fatos sobre o surgimento da moeda e o funcionamento dos bancos. Também ensina, com humor e leveza, como montar um orçamento doméstico. Assim as compras nunca mais serão um problema para os personagens!

5. Guardiões da Galáxia: O poderoso plano de Rocket

Roteirista: Aubrey Sitterson

Desenhista: Tom Grummett

Editora: Marvel

Outro grupo bastante popular são Rocket, Groot e seus colegas. Portanto, seria natural utilizar os Guardiões da Galáxia para transmitir algumas lições aos jovens, né? A HQ foi desenvolvida pela Marvel em parceria com o programa Finanças Práticas e está disponível gratuitamente na web.

Na trama, os heróis vão a uma missão interplanetária. Eles pretendem utilizar o pagamento pelo serviço para adquirir um novo artefato de tecnologia Stark. Porém, uma emergência pode mudar os planos. Aí entra a relevância da reserva financeira e dos sacrifícios que a gente faz para ter uma recompensa no futuro.

Ao fim da publicação há um glossário com os principais termos financeiros.

6. Crise financeira na floresta

Autora: Ana Paula Hornos

Ilustrador: Cláudio Martins

Editora: Geraçãozinha

A palestrante e educadora financeira Ana Paula Hornos propõe uma nova versão para uma fábula clássica. Agora, a cigarra toma folhas emprestadas da formiga, dando sua estimada viola como garantia. Só que a cantadeira não paga o que deve. O que será que pode acontecer?

O livro demonstra o espaço que o trabalho tem nas nossas vidas. Junto a isso, aborda os perigos do consumismo e as consequências que uma dívida traz ao planejamento orçamentário. Mais uma vez o público tira lições relacionadas à importância de poupar, investir e evitar supérfluos.

7. A menina, o cofrinho e a vovó

Autora: Cora Coralina

Ilustradora: Cláudia Scatamacchia

Editora: Global

Nossa lista de livros de educação financeira para crianças termina com um exemplar cheio de afeto. É a história de uma senhora que passa por necessidades e resolve fazer doces para vender.

O desafio da protagonista está em driblar os obstáculos, como a falta de lenha e de um tacho de cobre. Quando a velhinha adquire uma geladeira usada, a prazo, ela tem uma surpresa: a neta abre o cofrinho e dá todo seu dinheiro para a avó quitar as prestações. E o desfecho? Bem, isso fica para quem ler!

Dica: Educação Financeira: aprenda a cuidar de seu dinheiro

E aí, já tinha ouvido falar nos títulos que apresentamos hoje? Esperamos que esse material seja útil para você trabalhar educação financeira em casa. Se gostou, aproveite e clique aqui para conferir outros materiais. Temos bastante conteúdo sobre poupança, orçamento doméstico e investimentos que você precisa conhecer. Até a próxima!