Investidor Arrojado
D – Se você respondeu sim mais vezes para a alternativa D, talvez você tenha um perfil mais agressivo. Isso significa que você aceita algumas perdas de rendimento ou de capital, caso possa ganhar retornos mais altos no futuro.
Esse investidor destina uma parte maior do patrimônio para investimentos que geram renda variável como: ações, moedas e fundos que investem em ações.
O investidor arrojado aceita com tranquilidade os riscos de variação em seus rendimentos ou alterações em seu capital investido inicialmente. Isso porque, o investidor acredita que a longo prazo todas as movimentações trarão resultados positivos ou, pelo menos, de reequilíbrio.
Faz parte da estratégia do investidor arrojado, também, diversificar suas aplicações equilibrando com as moderadas e as conservadoras, objetivando trazer segurança a sua situação financeira.
Possui amplo conhecimento de mercado e assume correr altos riscos para conseguir grandes ganhos em suas operações. Costumam aplicar mais da metade de seus recursos em produtos de renda variável.
É muito importante ter equilíbrio emocional neste tipo de perfil, pois as chances de perdas são muito maiores do que no perfil conservador e moderado.
Quanto mais jovem você for, mais adequada é a opção por fundos de previdência. Para o fundo de previdência valem as mesmas regras dos outros investimentos: é importante olhar o custo, as taxas envolvidas, saber o que está comprando e se é o mais adequado para você.
Existem alternativas ao plano de previdência, como a construção de carteiras próprias, com títulos públicos e ações.